
Construindo futuros desejáveis no Brasil a partir da igualdade de gênero
e liberdade do feminino.



"Não podemos cumprir 100% do potencial mundial excluindo 50% das pessoas.
É evidente: a igualdade para as mulheres significa progresso para todos."
Ban Ki-moon – ex-Secretário Geral da ONU
A IRIS
Iris é a iniciativa que nasceu em 2016 para construir um futuro para o Brasil à partir da igualdade de gênero e a liberdade do feminino. Nosso objetivo é , até 2030, retirar o Brasil da posição de 5º país mais violento para as mulheres no mundo (dados da Organização Mundial da Saúde) e tornar um país seguro para mulheres com o fim da desigualdade de gêneros.
Através do design thinking, uma abordagem que usa a diversidade e a colaboração para solucionar problemas complexos, realizamos experiências para entender melhor as origens da violência contra a mulher. Em mais 12 workshops de empatia profunda, realizados em São Paulo e no Rio de Janeiro com mais de 200 pessoas, chegamos a constatação:
"A desconexão com a feminilidade machuca homens e mata mulheres e trans.”
É hora de usar o poder do design para criar um futuro positivo e intencional para a liberdade da feminilidade. Assim a IRIS busca alcançar as 5 regiões do país, colaborando com pessoas de todos os gêneros a fim de criar soluções com impacto positivo imediato.
Através do design vamos cocriar um mapa de futuros desejáveis para a liberdade do feminino no Brasil e desenvolver soluções de impacto que entreguem esta nova realidade agora.
METODOLOGIA
Para construir futuros com liberdade e equidade, buscamos uma abordagem com foco no humano. Encontramos no Design Thinking o modelo ideal por trazer na sua essência valores como empatia, colaboração, experimentação, aliados a uma visão sistêmica da realidade. Dentro dessa abordagem, a metodologia do Design De Futuros Desejáveis nos permite conceber futuros exercitando a ética e a diversidade.
Problema
(presente)
tecnologias
emergentes
necessidades
sociais
intenção
Futuro Desejável
Visão de futuro
(aonde queremos chegar)
Brasil 2030
OBJETIVOS
_Transformar o Brasil em um país seguro para as mulheres.
_Fomentar a equidade de gênero nas ruas, casas, escolas e ambientes de trabalho.
_Desenhar um futuro desejável para a liberdade do feminino no Brasil.
ENTREGAS
O design tem a capacidade de mudar a realidade e promover a inovação para o bem. Para isso, além da intenção de desenhar o futuro, a IRIS é um projeto propositivo, que tem etapas e entregas materializam:
1. Mapa do Futuro do Feminino
2. Seleção e premiação das melhores soluções
3. Aceleração das soluções para implementação
PROJETO
2016 _Oficina ECHOS de Deep Empathy no evento
2017 _ 2ª rodada Deep Empathy
2018 _ECHOS lança a IRIS
_Seleção embaixadoras
2019 _ IRIS se torna um projeto independente da ECHOS
_ Treinamento embaixadoras
_Workshops de futuros desejáveis pelo Brasil _Lançamento do Mapa Futuros Desejáveis
para a Liberdade do Feminino no Brasil
_Prêmio IRIS para projetos que promovam a
liberdade do feminino
2020 _Aceleração de projetos de suporte a liberdade do
feminino
2030 _Fim da desigualdade de gênero no Brasil
QUEM FAZ
Impulsionar essas mudanças no futuro não se faz individualmente. IRIS é uma combinação de conhecimentos, habilidades e da colaboração das embaixadoras que conduzirão workshops de cocriação e serão fundamentais nas sessões de prototipagem onde as soluções serão testadas e colocadas em prática.
WORKSHOPS GRATUITOS
Se você acredita que é possível um futuro para o Brasil com igualdade de gênero e liberdade do feminino, participe de um dos nossos workshops.
São encontros em grupo, gratuitos, que ocorrerão em diferentes partes do país. Neles serão desenvolvidas soluções que vão contribuir para alcançarmos o futuro desejável até 2030.

FEVEREIRO SP
Design de Futuros Desejáveis para a Liberdade do Feminino
16 e 17/02, das 10h às 17h
R. Baluarte, 672 - Vila Olímpia

Como você ou sua organização podem apoiar o projeto?
APOIADORES
Para que seja possível alcançar o máximo potencial da IRIS e atingir a meta de até 2030 tornar o Brasil um país com igualdade de gênero e liberdade do feminino, queremos estar junto de pessoas e organizações que acreditam na construção deste futuro desejável.